28 de fev. de 2013

Rock Nacional,conheça a banda Legião Urbana



A banda que eu mencionei ao longo da nova reforma no blog,que foi através das suas músicas que eu fui pegando inspirações para o blog,de uma banda que sendo tão simples conquistou e ainda conquista fãs em todo o Brasil.

A postagem é muito grande e conta com informações e análises,vídeos e fotos,confira,clique em mais informações....


Banda que surgiu em Brasília que esteve ativa entre 1982 e 1996,a banda teve fim em 11 de Outubro de 1996,Renato foi vítima de aids.


Geração Coca-cola: Música também muito conhecida,ela fez os jovens dos anos 80 pularem,e até hoje isso ocorre,com um ar bem punk,com a voz de jovens que cresceram no período militar conhecidos por entre os fãs de Legião Urbana como A Geração Coca-cola,"...Quando nascemos fomos programados a receber o que vocês nos empurram com os enlatados de USA.." que já começa com um clima de rebeldia,e logo adiante no refrão "Somos os filhos da revolução,somos burgueses sem religião,somos o futuro da nação,geração Coca-cola",uma música curta mais que diz muita coisa,entre elas as críticas "...Nós comemos lixo,industrial,comercial,mas agora chegou nossa vez vamos cuspir todo o lixo em cima de vocês..." só quem ouve essa música entende.




Pais e filhos- uma música muito,muito conhecida,ela logo no começo retrata uma confusão "Estátuas e cofres e paredes pintadas,ninguém sabe o que aconteceu,ela se jogou da janela do quinto andar,nada é fácil de entender" começa com uma tragédia,e com o decorrer da música fica aquele clima de reflexão,uns entendem a música como uma crítica aos jovens que culpam seus pais a toa,outros dizem que a música somente é composta por frases ditas por pais e filhos,outros analisam a música por completo,e afirmam que o fato do começo teve tudo a ver com o decorrer da música,outro fato a frase "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã porque se parar pra pensar na verdade não há" essa parte faz refletir realmente,uma música que embora possa ser triste,ensina muito as novas gerações.

Clarisse-Pouco conhecida,uma música extremamente triste e melancólica,uma história sobre uma jovem de 14 anos depressiva,que descobre o sofrimento desse mundo,mas pode-se notar na música partes que não são fictícias,e sim com traços do próprio Renato Russo,Uma música simplesmente triste e única,que se difere de todas as outras músicas de Renato. 

Perfeição: Diferente das demais músicas citadas acima,essa não precisa ser analisada a fundo,a ideia dela é nítida e pronto,é uma música com tema atual o quem vem sendo "Vamos celebrar nosso governo,e nosso Estado que não é nação,celebrar a juventude sem escolas" ,uma música que faz pensar no rumo que vem tomando essa sociedade .

Eduardo e Mônica- Uma música até divertida sobre duas pessoas bem diferentes que logo depois são protagonistas de uma história de amor um tanto diferente "Quem um dia irá dizer que "Festa estranha com gente esquisita "Eu não tô legal"" uma música que cada um faz sua própria conclusão. 

Tempo Perdido- A música que citei a letra na postagem anterior,e uma parte dela bem ali no cabeçalho do blog,uma música não muito longa,mas com diversos significados,com um toque que sempre que ouço me faz lembrar de muita coisa da minha vida,uma música que te faz pensar muito "Veja o sol dessa manhã tão cinza,a tempestade que chega é da cor dos teus olhos...castanhos" .

Confira agora as músicas,desculpa pessoal,Perfeição está meio embaçado e Geração Coca-cola tá na versão lyrics pois o aúdio tava melhor do que a versão de vídeo e nitidez,eu iria colocar FAROESTE CABOCLO,mas o blog recebe visita de crianças e a música tem alguns trechos marcados por palavrões,mas a música também é ótima. 



Visite o site em memória a este grande compositor da música brasileira: Memorial Renato Russo
Esse trecho retirado do Memorial:

CríticaO engajamento das letras de Renato Russo, gestado com vigor em sua fase punk do Aborto Elétrico, segue presente em todos os trabalhos da Legião Urbana. O primeiro álbum, “Legião Urbana”, traz sucessos da banda como “Será”, contestando o sentimento de posse nos relacionamentos; “Dança”, investindo contra os padrões de moda e comportamento; “Petróleo do Futuro”, denunciando o individualismo e a indiferença da sociedade. E o clássico “Geração Coca-cola”, uma rajada contra o sistema de educação.O autor costura a trama fiada nos discos seguintes onde a crítica política e social segue em alguns como “Dois”, que traz músicas como “Índios”; e no seguinte, “Que País é Este”, com a música tema jogando a “sujeira” da nação no ventilador. Em “As Quatro Estações” (1989), Renato Russo quebra essa linha crítica e “busca uma perspectiva ética-romântica para falar da sociedade: construindo uma grande utopia em torno do amor e do sentimento sagrado”, argumenta Marcos.O disco seguinte, “V” (1991), revoga este discurso e traz a “antítese” do pensamento “o amor vai salvar o mundo”, revelando as atribulações políticas do Brasil no início da década de 1990.“O Descobrimento do Brasil” (1993), na análise do autor, fecha o ciclo sintetizando as lições de “As Quatro Estações” e “V”. Repleto de referências aos acontecimentos que permeavam as criações de Renato Russo e da Legião Urbana, das influências do cinema, da música e da filosofia, o livro é um bom convite aos velhos de jovens fãs a escutar sobre outra perspectiva a obra da banda e mergulhar no tempo que, nas palavras do próprio Dado Villa-Lobos transcritas na contracapa, “insiste e não vai embora” e completa, “muito esclarecedor”.
Fonte: FÁBIO MARQUES (CADERNO 3 – DIÁRIO DO NORDESTE)
Mesmo depois de muitos anos sem o grande compositor e cantor Renato Russo,ainda são vendidos muitos discos da banda até hoje,alcançando fãs de todo o Brasil,essa postagem foi uma homenagem a essa grande banda,Legião Urbana! 

e para encerrar: 
"Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
acreditar nos sonhos que se têem
ou que os seus planos nunca vão dar certo
ou que você nunca vais ser alguém..." -Renato Russo

Um comentário:

Duda Weber disse...

Amo legião urbana *---* Lembro do tempo em que comecei a gostar, era viciada em Faroeste Caboclo :3